Domingo Sangrento na Russia Czarista 1905 - Irlanda 1972
No domingo do dia 22 de Janeiro de 1905 , foi organizada uma manifestação pacífica e em marcha lenta de um milhão e meio de pessoas, com destino ao Palácio de Inverno do czar Nicolau II, em São Petersburgo. O objetivo era entregar uma petição, assinada por cerca de 135 mil trabalhadores, reivindicando direitos ao povo, como: reforma agrária, tolerância religiosa, fim da censura , a presença de representantes do povo no governo e melhores condições de vida. Ordenaram a guarda que não permitisse que o povo se aproximasse do palácio, mas a massa não recuou e a guarda abriu fogo contra a multidão. Milhares de pessoas foram mortas e logo em seguida tem início a Revolução Socialista na Rússia.
No dia 30 de janeiro de 1972 em Derry, Irlanda do Norte houve um confronto entre manifestantes católicos e protestantes contra o exército inglês. O movimento teve início com uma passeata de dez mil manifestantes que pretendiam marchar pelas ruas católicas da cidade e chegar até a Prefeitura. Antes disso, entretanto, soldados ingleses partiram para ofensiva e disparam contra os manifestantes deixando 14 ativistas católicos mortos e 26 feridos. Das vítimas mortas, seis eram menores de idade e um sétimo ferido faleceu meses depois do incidente. Todas as vítimas estavam desarmadas e cinco delas foram alvejadas pelas costas. Os manifestantes protestavam contra a política do governo irlandês de prender sumariamente pessoas suspeitas de atos terroristas. O incidente, que entrou para a história da ilha, era para apoiar o Exército Republicano Irlandês, o IRA, uma organização clandestina que lutava pela separação da Irlanda do Norte da Grã-Bretanha e posterior união com a República da Irlanda. Esse último ocorrido é o que serviu de base para a música Sunday Bloody Sunday! da Banda U2 que é irlandesa e gravou a música em 1983.
Essa musica, mesmo tratando de um tema especifico, pode servir para nos fazer pensar em todos "os domingos sangrentos" que ja vimos e vemos todos os dias nos jornais.
Mesmo assim nos resta ouvir essa belíssima música cheia de histórias.
Mesmo assim nos resta ouvir essa belíssima música cheia de histórias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário